Publicações do Pense Computacional

O mundo será dominado por quem souber RESOLVER OS PROBLEMAS que surgem a todo momento!


PENSAMENTO COMPUTACIONAL é uma ferramenta poderosa, que está em voga nos países com os melhores desempenhos nas avaliações do PISA-OCDE, que visa formar uma nova geração de solucionadores de problemas para um mundo extremamente complexo e cheio de desafios, que podem impactar a própria existência da raça humana!


Dominar conceitos importantes como ABSTRAÇÃO, DECOMPOSIÇÃO, ESTRATÉGIAS PARA RESOLVER PROBLEMAS, GENERALIZAÇÃO, ALGORITMOS, METODOLOGIA, dentre tantos outros, pode fazer toda a diferença para melhorar o desempenho escolar e na vida.


Não deixe de qualificar seus filhos e alunos para lidar de forma eficiente e metodológica com os problemas que surgem no cotidiano do ambiente escolar e profissional.

Imagem dos produtos do pense computacional, um ROBOMAT e um COMPMAT pequenos de Papelão juntamente com exemplares menores dos tabuleiros do pense computacional

Pensamento Computacional e o Desenvolvimento de Competências para a Resolução de Problemas no Ensino Básico

Neste livro, você encontrará quase duas centenas de problemas resolvidos e propostos, ferramentas para formalizar a solução desses problemas e material complementar em vídeo para que o leitor domine o Pensamento Computacional como instrumento para resolver problemas algorítmicos, utilizando uma abordagem desplugada ou com computadores e Internet, como desejar.

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Guia de Implantação de Pensamento Computacional no Ensino Básico

Neste livro, você encontrará ferramentas para ajudar a formar a geração que vai contribuir com as soluções para a construção de um mundo melhor.

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Introdução à Programação e ao Pensamento Computacional Usando a Linguagem Python e Portugol Studio Univali

Este livro é: Voltado aos ensinos de PENSAMENTO COMPUTACIONAL e LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO; Adota as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Utiliza as linguagens Portugol Studio e Python; Texto desenvolvido e testado ao longo de décadas de experiência docente; Contém mais de 300 questões de concursos públicos, ENADE e POSCOMP (SBC). Traz planejamento pedagógico para atividades de Pensamento Computacional e Computação Desplugada.

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Cartilha Guia Do Usuário ROBOMAT

Descrição: Cartilha impressa, contando com 10 páginas, sendo destinado à orientação do aluno como utilizar o Kit didático ROBOMAT e realizar as atividades propostas para o ensino de Pensamento Computacional e Lógica de Programação, estando em consonância com a BNCC;


Público Alvo: Alunos e docentes do Ensino Básico.


Sugestão de quantidade: 1 cartilha para cada aluno / docente.


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Cartilha Guia Do Usuário COMPMAT

Descrição: Cartilha impressa, contando com 12 páginas, sendo destinado à orientação do aluno como utilizar o Kit didático COMPMAT e realizar as atividades propostas para o ensino de Pensamento Computacional e Lógica de Programação, estando em consonância com a BNCC;


Público Alvo: Alunos e docentes do Ensino Básico.


Sugestão de quantidade: 1 cartilha para cada aluno / docente.


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Regras do Robomat

Cartilha Regras do Jogo ROBOMAT

Descrição: Cartilha impressa, sendo destinado à orientação do aluno como utilizar o Kit didático ROBOMAT e realizar as atividades propostas para o ensino de Pensamento Computacional e Lógica de Programação, estando em consonância com a BNCC;


Público Alvo: Alunos e docentes do Ensino Básico.


Sugestão de quantidade: 1 cartilha para cada aluno / docente.


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Regras Compmat

Cartilha Regras do Jogo COMPMAT

Descrição: Cartilha impressa, sendo destinado à orientação do aluno como utilizar o Kit didático COMPMAT e realizar as atividades propostas para o ensino de Pensamento Computacional e Lógica de Programação, estando em consonância com a BNCC;


Público Alvo: Alunos e docentes do Ensino Básico.


Sugestão de quantidade: 1 cartilha para cada aluno / docente.


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